quinta-feira, dezembro 28, 2006
posted by XAyiDe at 3:52 da tarde
Não poderia deixar de contar este episódio. Para além de me trazer memórias de infância, dá conta de como os equívocos podem ultrapassar gerações. A premissa era básica: onde há fumo, há fogo. E o ditado popular encaixa que nem uma luva nesta história, que versa sobre a capacidade que as pessoas têm de estabelecer um código para conversar com os seus e de como muitos dos códigos são apenas variações equivocadas do que conhecemos.
Ora a minha avó era uma senhora e a realidade batia-lhe à porta todos os dias. Às vezes, ela abria a porta; às vezes não. A maneira que ela arranjou para comunicar com os filhos foi inventar palavras que começaram a fazer parte da realidade intra-portas e que foram tendo eco nos filhos, que entretanto , já crescidos, diziam sem pensar as palavras como se de facto fizessem parte do mundo linguístico que todos temos ao alcance dos compêndios. Algumas dessas palavras habitam na minha casa. Acho-lhes piada, mas não as convido para jantar.
Uma delas serviu de mote para um exercício que fiz aqui há uns dias.
SANAPISMO
Vasculhei no dicionário à procura de uma palavra que pudesse corresponder...E encontrei: Sinapismo (inoportuno, maçador). A minhã mãe usava Sanapismo para dizer mais ou menos a mesma coisa e curiosamente nunca a utilizou como adjectivo - sanapista -(que de facto na palavra original também não existe)mas apenas porque sim. Elas continuam a pensar que a palavra não existe, será que lhes digo que a forma correcta apenas passou de moda?
 



5 Comments:


At 6:58 da tarde, Blogger smafr

ora...estava ue aqui nas minhas pesquisas académicas quando me deparei com este belo texto.
Já me fartei aqui de rir...
Só para completar melhor a informação, sinapismo é uma tecnica farmaceutica que consiste na inclusão de pós de mostarda, por exemplo numa cataplasma, para aumentar a vasodilatação!
è um pouco irritante a nível tópico, daí talvez essa conotação que encontrou.

 

At 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo

Sinapismo deve ser o nome correto. No meu tempo de criança, lá na cidade de Santana dos Brejos, hoje Santana-BA, era conhecido por Sanapismo. Minha avó Ãnna sempre utilizava na mdicina caseira.Até mesmo o Dr. Francisco Flôres (Dr, Chico) usava e recomendava o "sanapismo". Consiste num cataplasma à base de mostarda, que se aplica na perna e serve para aumentar a vasodilatação.

 

At 8:59 da tarde, Anonymous Anónimo

Sinapismo deve ser o nome correto. No meu tempo de criança, lá na cidade de Santana dos Brejos, hoje Santana-BA, era conhecido por Sanapismo. Minha avó Anna sempre utilizava na medicina caseira.Até mesmo o Dr. Francisco Flôres (Dr, Chico) usava e recomendava o "sanapismo". Consiste num cataplasma à base de mostarda, que se aplica na perna e serve para aumentar a vasodilatação.

 

At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo

Concordo plenamente com o meu amigo e conterraneo Ubaldo de O. Nunes,somos da mesma geração e minha bisavó(+25/12/1963) também preparava o sanapismo, aplicando-o nos casos que ele era recomendado. A grafia eu não tenho certeza se é SANAPISMO OU SINAPISMO.

 

At 12:20 da manhã, Blogger Unknown

Sinapismo de mostarda: moier a mostarda com uma garrafa, mornar uma quantidade de água suficiente para umidecer duas toalhas de rosto,colocar a mostarda dentro da agua mecher ponha dentro as toalhas,torce para retirar a maior parte de água; colocaas costa,r uma n e a outra no peito por 15 a20 minutos. descongestiona os broncos,aspectora fácil passa a febre. desde 80 anos passados por meuspais, e por m